Ressaltamos que foi à primeira vez um Gestor Público Estadual de Cultura recebeu o Fórum de Dança de Goiânia representado por Luciana Ribeiro, Sacha Witkowski e Valéria Figueiredo, para uma audiência.
Na reunião, foi informado ao Presidente Gilvane Felipe o histórico do Fórum de Dança e suas atuações na cidade, estado e no Brasil, com a elaboração de documentos que pautam por um entendimento transversal de cultura e de políticas públicas (Plano Regional de Dança e Projeto do Programa de Fomento a Dança) e das interlocuções com outros Fóruns de Dança no Brasil (Fórum de Dança de Curitiba, Fórum de Dança do DF, Movimenta em Campo Grande).
Em pauta, solicitamos ao Presidente alguns esclarecimentos e pedidos:
Gerência de Dança na AGEPEL e a importância desta não ser colocada como Gerência de Artes Cênicas. Informações sobre a indicação de uma cadeira de dança no Conselho Estadual de Cultura. Apresentamos o Projeto do Programa Estadual de Fomento à Dança elaborado em 2009 pelo Fórum de dança (com texto de Sacha Witkowski e Vera Bicalho). Solicitamos aqui que este projeto seja analisado e que se inicie um diálogo para que se efetive o mesmo. Situação da criação da Secretaria Estadual de Cultura em Goiás e a entrada do Estado no Sistema Nacional de Cultura.Explicarmos que o Fórum de Dança de Goiânia é um coletivo de artistas da dança autônomo, que apóia iniciativas coerentes e objetivas para o crescimento e fortalecimento de políticas públicas no Estado e que nada teria a ver com outros Fóruns existentes na cidade, Gilvane Felipe foi aberto e o diálogo se iniciou de maneira sólida.
Gilvane Felipe nos informou que apesar de o Estado passar por contingenciamento, a proposta do atual governo e da atual direção da AGEPEL é de criar meios para que a cultura no Estado se fortaleça. Para isso anunciou que enviou propostas para a criação de programas para o incentivo ao fomento e a produção da arte no Estado e que estas propostas já estão em poder do Governador Marconi Perillo que deverá assinar positivamente. Aqui, aproveitamos e apresentamos o Projeto do Programa Estadual de Fomento à Dança.
Sobre a Secretaria Estadual de Cultura, o Governador sinalizou que será criada em Agosto próximo e que estará de acordo com o SNC (Sistema Nacional de Cultura – vide www.cultura.gov.br). Isso representará um ganho, uma vez que se articulados teremos a oportunidade de estarmos com representantes da dança dentro da futura Secretaria Estadual de Cultura. Será criado um Conselho Estadual de Política Cultural, Colegiados Setoriais (dança, circo, teatro, música, artes plásticas, folclore e outros). Aqui aproveitamos e falamos sobre a necessidade e importância de uma Gerência de Dança na futura Secretaria. Isso possibilitará que tenhamos mais autonomia e principalmente orçamento próprio dentro da máquina da futura Secretaria.
Em relação à indicação de um nome da dança para compor o Conselho Estadual de Cultura, cobramos um posicionamento e nos foi informado que este processo moroso está ainda em pauta para o Governador Marconi Perillo.
Ressaltamos aos colegas do Fórum de Dança de Goiânia que a nossa articulação interna e política na cidade e no Estado, será determinante nas ações voltadas para o fomento e fortalecimento de Políticas Públicas para a dança. Não podemos esperar que façam por nós, devemos estar antenados com o que acontece aqui e em outros estados. Temos que ser um Fórum propositivo e coerente com as nossas necessidades. Sem isso, não vejo um bom entendimento de crescimento da dança no Estado.
Muito obrigado,
Sacha Witkowski
没有评论:
发表评论